Foi aprovado nesta semana, pela Comissão do Trabalho, no Congresso Nacional, o requerimento que adota o dia 4 de março como Dia Nacional dos Frentistas – data da criação do primeiro Sindicato da categoria, o Sinpospetro-SP. Projeto foi apresentado pelo deputado Daniel de Almeida (PCdoB-BA).
Agora, o requerimento passa para debate em Audiência Pública. Data ainda não foi definida.
Eusébio Pinto Neto, presidente da Federação e do Sinpospetro-RJ, afirma: “O Dia Nacional do Frentista será uma homenagem merecida e vai legitimar nossa categoria. Teremos um dia de feriado nacional em homenagem aos trabalhadores que atendem todos os brasileiros e brasileiras nos postos de combustíveis e lojas de conveniência”.
Histórico – Atualmente, a data é comemorada em diferentes dias por cada Estado. Terça (15), Pernambuco comemorou o Dia dos Frentistas. No Rio de Janeiro, é celebrado na terceira segunda-feira de outubro. Ou seja, na próxima semana, dia 21.
Eusébio completa: “Nossa categoria merece um dia nacional exclusivo. Vamos lutar pra que esse sonho, que já está tão próximo de acontecer, se torne realidade”.