Os últimos dias de calor não serão fáceis de encarar. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indica que as temperaturas podem ultrapassar os 40º C em algumas regiões do Brasil. Isso acontece por causa de uma forte massa de ar quente que predomina no país. Essa onda de calor demanda cuidados com a saúde, principalmente entre crianças e idosos, já que o tempo seco e a baixa umidade do ar podem levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Preocupado com essas altas temperaturas, o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Combustíveis e Derivados do Petróleo  de Mato Grosso do Sul – SINPOSPETRO/MS expõe aqui alguns cuidados que as pessoas devem ter no trabalho, na rua ou em casa, para que não tenham suas saúdes prejudicadas. Cuidados esses recomendados pelo Ministério da Saúde.

Neste período, a hidratação, principalmente por meio da ingestão de água, é ainda mais importante. Isso porque o nosso corpo precisa de líquido para manter sua temperatura ideal de funcionamento. O uso do filtro solar também é muito importante. Ele deve ser aplicado 30 minutos antes de expor-se ao sol para que seja absorvido e deve ser reaplicado a cada duas horas em que permanecer ao sol. O produto deve ser distribuído em todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés.

Confira, abaixo, outras orientações do Ministério da Saúde para manter a hidratação e proteção do corpo durante o período seco:  

Hidratação é fundamental 

Cuidados coletivos e em casa

Cuidados com a saúde 

Proteja-se do sol e do calor

Quais os grupos mais vulneráveis neste período?

Como se adaptar no dia a dia para evitar a exposição ao calor?

E em casa? Como me proteger? Quais as orientações para a população?

Ministério da Saúde