Midiamax Notícias - Grávida de oito meses e fazendo consulta de pré-natal no posto de saúde de seu bairro, na Moreninhas III, a frentista Adriana Alves dos Santos, de 28 anos, não conseguiu marcar novo exame no local nesta quarta-feira (3). O motivo, segundo informado a ela, a falta de médico.
“Estava fazendo os exames lá até esta semana, quando fui informada que por falta de médico, só dá para marcar para fevereiro. Meu filho vai nascer em janeiro. E agora?”, indaga a frentista, que frequenta a UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Judson Tadeu Ribas.
Adriana conta que a informação foi passada pelo diretor da unidade de saúde. “Disse ainda que eu fosse à outra unidade. Estou com gravidez de alto risco e não consigo passar por médico obstetra no posto de saúde do meu bairro. É um absurdo”, diz.
Outro lado
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) foi questionada à respeito da situação de Adriana e declarou que a unidade tinha 3 médicos mas atualmente conta apenas com uma médica para atender as gestantes, motivo da falta de vagas para consulta.
Entretanto, devido à urgência do caso, a Sesau informa que recomendou à UBS que seja feito encaixe da paciente para atendimento nesta sexta-feira.
A Sesau frisou ainda que busca resolver a falta de médicos com a abertura de processos seletivos. Segundo a assessoria, já foram realizados dois, que colocaram profissionais nas UBS Nasser e UBS Nova Bahia.
O pré-natal
O chamado pré-natal é a assistência na área da enfermagem e da medicina prestada à gestante durante os nove meses de gravidez, visando evitar problemas para a mãe e a criança nesse período e no momento do parto.
Durante a gravidez, os pais podem escolher fazer o exame pré-natal, ou seja, diagnósticos para verificar se haverá deformações nos genes e nos cromossomos do embrião ou do feto.
WhatsApp: fale com os jornalistas do Jornal Midiamax
O leitor enviou as imagens ao WhatsApp da redação, no número (67) 9207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem diretamente com os jornalistas do Jornal Midiamax. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total anonimato garantido pela lei.