Domingo, 1º de maio, as Centrais Sindicais CUT, Força, UGT, CTB, NCST, Pública e Intersindical realizam ato unificado em comemoração ao Dia do Trabalhador. Nossa categoria estará presente.
O Tesoureiro da Fenepospetro, Luiz Arraes, que também preside a Federação Estadual de SP, comenta: “Estamos convocando os 18 Sindicatos do Estado e pedindo pra que mobilizem suas bases. Nossa categoria precisa mostrar a força que tem”.
Música – A comemoração do 1º de Maio começará às 10 horas, na praça em frente ao estádio do Pacaembu. Estão confirmados shows gratuitos de Daniela Mercury, Dexter, DJ KL Jay, Francisco El Hombre, Leci Brandão, entre outros.
As Centrais aguardam a presença de importantes líderes políticos, como o ex-presidente Lula, um dos fundadores da CUT. Convidaram também Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara e aliado de Bolsonaro (PL); Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado; e Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal.
Importância – Para o presidente da Fenepospetro, Eusébio Luis Pinto Neto, o 1º de Maio deste ano é muito importante. Ele comenta: “Estamos numa fase de ofensiva do movimento sindical. Temos que dar ênfase à Pauta aprovada na Conclat. Mas não é só a comemoração. É um dia histórico, de protesto, em todo o mundo”.
Pauta – Emprego, Direitos, Democracia e Vida é o lema do Dia do Trabalhador 2022. Mas o ato também reforçará a luta contra a carestia: Emprego e renda; Valorização do salário mínimo; Erradicação da fome; Mais direitos; Valorização do Servidor Público; Juros baixos; Mais Educação, Saúde e Transporte; Aposentadoria digna.